Um trabalho acadêmico, uma pesquisa regional, a curiosidade aumentada a cada constatação de que o tema ainda não havia recebido a devida atenção. A atenção, agora sim, dos editores, jornalistas, escritores e humoristas que idealizaram esta imprensa, resultaram neste livro que aqui apresento a vocês.
O blog é o grande substituto da imprensa alternativa, que assim encontra mais espaço e menos obstáculos para chegar aos leitores. Então, rendida ao meio digital, como boa parte dos fanzineiros e editores alternativos que conheço, resolvi fazer uso deste espaço para divulgar minha pesquisa.
Quem aqui conhece o jornal Diário do Grande ABC? Acredito que quase todos vcs, pelo menos os moradores da região. Claro, ele faz parte da história oficial , está nos museus, na Fundação Pró-Memória, nas bibliotecas. Mas e a revista A Cigarra, você conhece? Pois te convido a conhecer. Trata-se de um alternativo resistente e persistente que durante 25 anos divulgou a poesia regional e por isso merece também lugar de destaque na história da nossa região. Na próxima postagem edições de A Cigarra que não entraram no livro e um pouquinho mais dessa revista andreense.
A cada postagem uma nova publicaão alternativa, registros que datam desde a década de 1950. Fica o convite para quem tiver uma publicaçao independente: me envie que eu divulgo aqui. Mesmo que ela não esteja mais em circulação, o importante é registrar que fez parte da história da Imprensa Alternativa.
Sejam bem vindos!!!