É com grande satisfação que divulgo aqui a iniciativa do UGRA PRESS (um projeto de produção, fomentação e disseminação de cultura alternativa) a elaboração do I Anuário de fanzines, zines e publicações alternativas.
Como pesquisadora e amante desta imprensa, não poderia deixar de noticiar este que considero um importantíssimo trabalho de resgate destas publicações underground espalhadas mundo a fora.
O projeto aposta na época atual, a qual considera de ressurgimento: “Passada a euforia das novas possibilidades, percebe-se hoje um novo interesse pela produção impressa alternativa. É um ressurgimento ainda tímido, mas que demonstra potencial.”
Para que muitas dessas publicações não passem despercebidas e não se percam no correr da história, o UGRA PRESS propõem a publicação de um Anuário, com lançamento previsto para janeiro de 2011.
O objetivo é fazer do material produzido um canal de referência para editores e leitores, além de ser uma tentativa de entender qual é o perfil da produção atual e o que apresenta de diferente em relação aos “anos dourados” da imprensa underground.
Quem pode participar: O Anuário pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas em toda sua abrangência. Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados. Publicações experimentais e autorais são mais do que bem vindas.
Como participar: Para incluir uma publicação no anuário, o editor deve preencher uma ficha e enviá-la junto com uma cópia física de sua publicação. As publicações devem ser enviadas até 26 de novembro de 2010.
Para mais informações e incrições, acesse: http://ugrapress.wordpress.com/anuario-de-fanzines/#comment-83
Contato: ugra.press@gmail.com