terça-feira, 6 de julho de 2010

Um jornal de bairro no meio dos alternativos



Os chamados "jornais de bairro" não integram minha pesquisa, pois sobre eles já há um trabalho específico e também por apresentarem características e motivações diferentes das dos alternativos. Porém em alguns momentos eles se assemelham, alguns jornais de bairro surgem como imprensa alternativa e algumas publicações alternativas acabam virando jornais de bairro.
Neste caso as histórias se misturam, o Imprensa que noticiava os acontecimentos de Utinga,em Santo André, nasceu em outubro de 1997 com a pretensão de ser mais um jornal de bairro, mas acabou incomodando autoridades locais por conta de denúncias e, assim como muitos alternativos, teve vida curta. Durou sete números a empreitada do futuro jornalista, Adilson Thieghi, um apaixonado por Utinga, que já na 1ª edição publicou boa parte da história do bairro. A publicação se sustentava com anúncios de comerciantes do entorno, tinha uma tiragem de 5 mil exemplares e, é claro, não foi um negócio rentável.
O Imprensa claramente foi o embrião do jornal Cara de Pau (história detalhada no livro), pois, apesar de ser um veículo sério,o editor já demonstrava em algumas passagens indícios da sua facilidade para utilizar a sátira, que seria mais tarde absorvida pelo jornal de humor. Com a palavra o próprio editor: “O imprensa era um acúmulo de ingenuidades; de que se é possível fazer jornalismo só com boas intenções e nenhum dinheiro, de que se podia fotografar alguma coisa com uma antiga câmera amadora, de que alguém pode ser jornalista, fotógrafo, diagramador, crítico de cinema e publicitário ao mesmo tempo e, principalmente, de que se é possível ser sócio da sua noiva e ainda manter a sociedade depois que o relacionamento acaba. Parte dessa ingenuidade passava para as matérias também, que eram bem tolinhas. Mas, por outro lado, quando tudo deu errado eu vi que meu negócio era mesmo rir da própria desgraça e fiz o Cara de Pau”.

Este é só mais um mais um pequeno registro, a história toda possivelmente estará em um próximo livro. O Imprensa é mais uma prova, entre outras detalhadas na pesquisa, de que há muito da história de uma região nas páginas destas publicações, mas elas são relegadas ao esquecimento e não recebem o devido valor.

Um comentário:

  1. Caro Jornalista,

    Solicito divulgação do projeto abaixo:


    Projeto Calma: Compreenda e aprenda a lidar com a mente agora

    O Projeto Calma reúne a experiência de 30 anos do Consultório de Psicologia e Ressignificação no tratamento dos Transtornos Mentais como: Ansiedade, Pânico, Stress, Depressão, Fobias, Transtorno Obsessivo Compulsivo...; possibilita o entendimento e fornece dicas úteis para beneficiar pessoas com estes transtornos ou para alguém que cuide de pessoas com adoecimento mental. O Projeto Calma acontece às terças feiras em dois horários às 16:00horas e 19:30horas. Psicólogos treinados expõem a cada semana um transtorno mental, discutem dúvidas e no final da reunião conduzem um relaxamento. Este trabalho é gratuito e aberto à comunidade (solicita-se 1kg de alimento para doação). Supervisionado pelo Psicólogo Clínico e Professor Universitário Alexandre Rivero – CRP 06/8815 Local: R. Bom Pastor, 1715 Ipiranga – São Paulo – Fone: 22748217 ou 2915-0287 (Reserve sua Vaga)


    Grata

    Eulina Strahler
    Assessora
    Consultório de Psicologia e Ressignificação Humana
    www.oconultorio.com

    ResponderExcluir