quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Contra_Mão Zine


No mesmo envelope enviado por Renato Donisete estava também a 1ª edição do Contra_ Mão zine, o que me deixou ainda mais entusiasmada. Agora entendo melhor esta fascinação que os zineiros têm pelo material impresso, por receber envelopes em casa pelo correio ou ver cheia a caixa postal, é realmente uma sensação empolgante, cada novo zine é sempre uma surpresa.

“... nos dias de hoje por mais que as ferramentas de “trocas virtuais” de tudo tenham uma representatividade muito maior que o “papel” dos zines, a questão (pra mim) é que o “papel” é concreto e com endereço fixo.”

Esta frase está no texto “Primeiro Passo”, uma espécie de editorial, escrito por Nemesio Herrero, zineiro que integra a equipe do Contra_Mão. Lançado em novembro, o zine é uma publicação coletiva idealizada durante o Primeiro Encontro de Zineiros (as) de 2010, realizado no mês de janeiro no Centro da Capital Paulista.
O Contra_ Mão tem como proposta principal reforçar o contato entre editores que vem participando de eventos como este.
Além do já citado Nemesio, participam do coletivo os fanzineiros: Flávio Grão, Ricardo (Chakal) Rodrigues, Katz ( Kaderno Bomba), Daneil Melim ( Subsolo_ Ruas do ABC), do próprio Renato Donisete, ( Aviso Final), Xinês (Excomungados), Renato Andrade (Facção Underground) e Marcio (Alternar Zine).

Esta primeira edição tem formato A4, 20 páginas, textos, desenhos e uma entrevista com o guitarrista e vocalista Harry Stafford da banda inglesa Inca Babies.
Segundo o editorial, a intenção é fazer uma nova edição a cada semestre. Vamos aguardar.
Para reforçar a ideia no início do texto, transcrevo aqui a frase de Flávio Grão impressa na contra capa do zine:

“Com a facilidade de se publicar coisas na intenet, a publicação de um zine é um ato político”.

A mais este desejo também vida longa!

Um comentário: