segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O primeiro convite - Quem conhece???

Um trabalho acadêmico, uma pesquisa regional, a curiosidade aumentada a cada constatação de que o tema ainda não havia recebido a devida atenção. A atenção, agora sim, dos editores, jornalistas, escritores e humoristas que idealizaram esta imprensa, resultaram neste livro que aqui apresento a vocês.
O blog é o grande substituto da imprensa alternativa, que assim encontra mais espaço e menos obstáculos para chegar aos leitores. Então, rendida ao meio digital, como boa parte dos fanzineiros e editores alternativos que conheço, resolvi fazer uso deste espaço para divulgar minha pesquisa.



Quem aqui conhece o jornal Diário do Grande ABC? Acredito que quase todos vcs, pelo menos os moradores da região. Claro, ele faz parte da história oficial , está nos museus, na Fundação Pró-Memória, nas bibliotecas. Mas e a revista A Cigarra, você conhece? Pois te convido a conhecer. Trata-se de um alternativo resistente e persistente que durante 25 anos divulgou a poesia regional e por isso merece também lugar de destaque na história da nossa região. Na próxima postagem edições de A Cigarra que não entraram no livro e um pouquinho mais dessa revista andreense.
A cada postagem uma nova publicaão alternativa, registros que datam desde a década de 1950. Fica o convite para quem tiver uma publicaçao independente: me envie que eu divulgo aqui. Mesmo que ela não esteja mais em circulação, o importante é registrar que fez parte da história da Imprensa Alternativa.
Sejam bem vindos!!!

3 comentários:

  1. Parabéns Olga. Agradecemos por manter viva a história da Imprensa Alternativa no ABC e ser nossa voz em tempos de silêncios.Estamos com você, conte com nosso apoio nesta jornada.Abraços.Jurema Barreto de Souza.

    ResponderExcluir
  2. Olga, a pesquisa foi incrível, não poderia esperar nada diferente de você. Com certeza você criou mais admiradores com este trabalho e que aguardam um próximo... O material tem uma criticidade importante e apresenta um pouco de um cenário no ABC que reflete também em vários ambientes neste país, de pessoas inteligentes, cultas e bem intecionadas à falta de apoio para disseminação de informação e conhecimento. Parabéns e conte sempre comigo! Eulan.

    ResponderExcluir
  3. Tive jornal de bairro por dois anos, fanzine de humor por cinco e tive a alegria de ilustrar a capa do livro Imprensa Alternativa no ABC, onde fui também um dos entrevistados.Com certeza ainda tenho muitas histórias pra contar e com mais certeza ainda, tenho muitas a ouvir. Viva a imprensa alternativa !

    ResponderExcluir