quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Cigarra - Imagens poéticas

Os cigarristas Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertolini são figuras indispensáveis no meio literário em Santo André. Para encontrá-los basta frequentar eventos das letras na cidade ou em Paranapiacaba e lá estarão esses dois poetas que deram vida a A Cigarra.
Toda a história da revista está no meu livro, mas aqui gostaria de destacar alguns aspectos curiosos aos quais me obrigo agora a dedicar mais atenção.
Atentem (figura a cima) para a qualidade no trabalho artístico feito por Silva Sampaio, que ilustra a capa da edição n.º 37, de dezembro de 2002, em comemoração dos 20 anos da publicação.

É difícil escolher, entre tantas coisas bacanas apenas uma página para divulgar neste espaço, então optei por duas.
A simplicidade na incrível ideia de Marcelino Freire ao reescrever o trecho do poema de Drummond, e ao mesmo tempo, destacar entre as palavras o nome do escritor mineiro.
Esta edição evidenciou o trabalho poético e fotográfico de Leonardo Colosso, que pode conferido abaixo.

Está aí, isso é um pouquinho de A Cigarra, que durante 25 anos divulgou artistas regionais e demais poetas espalhados pelo mundo, que enviavam seu trabalho por correspondência.
Aqueles que tiveram a curiosidade aguçada por estas poucas palavras e apenas duas páginas podem conhecer mais sobre esse alternativo andreense, o mais resistente que pude apurar, e seus editores em: http://revistacigarra.blogspot.com/.
Agradeço aos primeiros visitantes e os incentivadores comentários. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá,

    adorei: simplicidade, sensibilidadee, muita, muita criatividade!

    abçs

    Betha

    ResponderExcluir