quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O grande escritor alternativo do ABC


Acredito que o grande barato, a grande descoberta para quem escreve um livro sobre determinado aspecto da sua região é justamente conhecer as pessoas, as figuras que fizeram a história. Gostaria aqui compartilhar esta experiência.
Pra quem ainda não conhece, convido a descobrir o escritor andreense Cláudio Feldman, a quem Santo André presta uma justa e merecida homenagem com a exposição “Meio Século literário na Terra de João Ramalho”, que pode ser vista no museu da cidade desde o último dia 02.
Lá estão os 44 títulos escritos por Feldman, fotografias e textos publicados.

Cláudio, que gentilmente escreveu a orelha do meu livro, é destaque na imprensa alternativa do ABC. Ele publicou seus textos em alguns alternativos, influenciou o surgimento de A Cigarra e por 14 anos (1979-1993) foi editor, junto com o quadrinista Moacir Torres, do simpático Jornal da Taturana, uma publicação que trazia poesia, prosa, quadrinhos e notícias da imprensa alternativa.

Na capa da edição nº 32, em abril de 1984 o desenho de Moacir ilutratra a capanha pelas Diretas.

Nos textos de Cláudio há quase sempre uma pitada de bom humor:

A virgindade
Era a única riqueza
De Maria.
...E o Bento levou! (Cláudio Feldman)


O jornal divulgava também textos de outros autores, como este:

Lembrete
faça e aconteça
solitário como lobo
Herói mesmo
não aparece
na rede globo (Ulisses Tavares SP)



Vale à pena conferir: Meio Século Literário na Terra de João Ramalho – Exposição. Segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Sábados, das 9h às 14h30. No Museu de Santo André até 28 de outubro- Rua Senador Fláquer, 470. Tel.: 4438-9111 Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário