quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Num envelope pardo mais um zine - Spell Work

Fico entusiasmada cada vez que recebo um fanzine pelo correio. Funciona como um combustível para essa minha pesquisa sem fim, é a certeza concreta de que eles estão aí, resistindo e se adequando aos meios digitais.
Esta semana o carteiro me trouxe num envelope pardo uma simpática cartinha (escrita a mão), a edição comemorativa nº6 do zine Spell Work e de “brinde” uma publicação alternativa de Recife, que divulgou o SW. O pacote foi enviado por Thina Curtis, arte-educadora de Santo André, a editora do zine.
Na publicação de Recife -Bio Eletric- uma importante citação sobre o trabalho feito em Santo André:
“O fanzine Speel Work se tornou respeitado em todo o mundo através do empenho da equipe envolvida, além dos inúmeros colaboradores.”

A equipe é formada por três pessoas Edson F., de São Bernardo, Marian Schwarz, de Guarulhos e a Thina.
O trabalho é realmente muito bacana e bem feito. Assina a capa Igor Villa, na abertura um breve histórico sobre o escritor e poeta russo Vladimir Maiakovski.
“Amar não é aceitar tudo;
Aliás, onde tudo é aceito,
Desconfio que há falta de amor”

Recheiam as 40 páginas entrevistas e matérias com bandas do cenário independente; divulgação de espaços voltados à cultura underground pelo mundo, como o Small Music Theatre, na Grécia; lançamentos musicais; matérias sobre HQ; indicação de espaços culturais e cursos; um conto escrito por Edson F.; poesias e até uma matéria enviada por um correspondente na Alemanha.
Gosto dos textos e resenhas dessas publicações, mas me encanto, sobretudo, com os editorias, eles dizem muito sobre a intenção e definem a cara da publicação. Assemelham-se em muitos pontos. No início explicações sobre o tempo de “ostracismo” e a falta de espaço:
Algum tempo depois em zine city...
Após um longo e tenebroso período de hibernação e reclusão dos fanzines, cá estamos nós! Com muita coisa para se comentar e infelizmente pouco espaço, para variar...!(...)

Pra finalizar, citam as dificuldades e injetam ânimo nos leitores:
Apesar de todos os obstáculos e dificuldades, estamos aqui mais uma vez divulgando essas nossas artes marginais, nossa subcultura, que cada vez mais rompem fronteiras e provam que são mais que um estilo urbano e uma arte obscura de periferia.
Espero que vocês curtam bastante esta edição e continuem enviando material, fazendo críticas, comentando e se desconectando de uma cultura massificada hipócrita e vazia.

Está aí, isto é um pouco do Spell Work e como citou Thina na cartinha:
Eternidade aos Fanzines!
Visitem o site para conhecer melhor o trabalho dessa galera e enviar material para divulgação: http://spellwork.wordpress.com/
Abraços à toda equipe do SW!!!
Aguardamos a próxima edição.

3 comentários:

  1. Adorei o blog!! E olha que eu não sou genuínamente alternativa, mas gosto do que é bom e gostei muito de tudo aqui... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um enorme 'muito obrigado" Olga, por reconhecer nosso esforço! O SW é uma caso de paixão, cada letra editada carrega muito do nosso amor.

    Edson F.- SW/ contraste

    ResponderExcluir
  3. Olga, muito obrigada pelo apoio e parabéns pelo trabalho.
    Bom saber que existem pessoas que se dedicam a divulgar o nosso tipo de arte.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir